Zero Perdas

CONSULTORIA E TREINAMENTO

Gestão para Produtividade, Flexibilidade e Confiabilidade

Fonte: Aa Aa Aa

Maintenance Excellence

Estima-se como 5% a participação do custo de manutenção no PIB do país. Algumas pesquisas mostram que a manutenção representa em média 15% do custo operacional das empresas. Não está aqui computado o custo de reposição dos ativos por má conservação, o custo da não disponibilidade e confiabilidade do ativo em perdas de faturamento, além dos impactos potenciais no meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores.


Maintenance Excellence é a aplicação de conceitos fundamentais no processo de manutenção, com uma abordagem Lean, de forma que a manutenção desempenhe seu papel na manutenção do fluxo, integrada com a produção - um dos desafios na implementação do TPM.
Maintenance Excellence preenche as necessidades do Pilar de Manutenção Planejada. Neste programa, as categorias tradicionais de manutenção são avaliadas contra as melhores práticas, estabelecendo metas a curto prazo dentro de um planejamento a médio prazo.


O critério de sucesso para avaliar um departamento de manutenção deve contemplar pelo menos respostas às seguintes perguntas:
1- A força de trabalho é dimensionada? Está em concordância com a variação de demanda?
2- O custo total da manutenção está sob controle?
3- A Disponibilidade e confiabilidade dos ativos produtivos estão evoluindo favoravelmente?
4- As políticas e técnicas de manutenção aplicadas aos ativos estão atendendo às metas traçadas ?
5- O processo de manutenção é sustentável?

A avaliação dos sistemas essenciais em conjunto com o cliente, possibilita a reorganização da função manutenção em torno de metas definidas quantitativamente, além de tornar evidente o potencial existente dentro da planta avaliada.

  • Endereço: São José dos Campos - São Paulo - Brasil
  • E-mail: tpm@zeroperdas.com.br
  • Tel.: 55 (12) 39116764 - 997722007
  • Zero Perdas© 2009. Todos os direitos reservados.